top of page

O que é XaaS e sua aplicação na cadeia do frio

Atualizado: 17 de nov. de 2021


A letra “x” é muito utilizada, principalmente na linguagem matemática, para se referir a um valor oculto ou que pode ser preenchido por mais de uma opção. A ideia do termo XaaS vem justamente daí. Trata-se de uma forma abrangente de se referir a qualquer coisa que seja oferecida “as a service”, ou, em português, como serviço.


O XaaS é, portanto, uma modalidade de negócios que conta com diversas possibilidades. Um exemplo muito conhecido é o SaaS, que significa Software as a Service. Há outros exemplos como IaaS, ou Infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service), quando os fabricantes de equipamentos fornecem o hardware em modelos de locação, permitindo ao cliente final usar o equipamento por um período de tempo sem ter que imobilizá-lo como um ativo.


Percebeu como a primeira letra do que é oferecido substitui o X? Pois é, isso acontece não só com softwares, mas também com serviços de comunicação, plataforma, infraestrutura e muito mais. Assim, o XaaS pode englobar dois, três ou mais modelos que utilizam a computação em nuvem para atividades que, antes, eram realizadas fisicamente.


Recentemente a ANVISA publicou a Resolução RDC430, que regula as atividades do processo de fabricação e distribuição de medicamentos e que exigirá o registro de temperatura de toda a cadeia obrigatória a partir de maio de 2022.


Isso significa que as empresas serão obrigadas a investir em equipamentos, software, armazenamento de dados e computação em nuvem para cumprir as exigências legais impostas por esta nova regulamentação. Isto afetará os fabricantes, distribuidores e varejistas, que deverão se adaptar a esta nova realidade.


Imagine gerenciar tudo isto, que requer especializações profissionais diferentes das relacionadas à atividade fim destas empresas.


Diante deste desafio, o modelo XaaS se torna um grande aliado. Como? Que tal ter dispositivos que monitoram a temperatura e umidade, podendo aliá-las à localização geográfica na etapa de logística, tudo integrado em uma única plataforma que permite a configuração remota de todos os equipamentos, tudo isso entregue apenas com o pagamento de uma mensalidade fixa?

Outros pontos importantes: os dispositivos usam uma bateria de longa duração, a manutenção e calibragem dos dispositivos estão inclusas no serviço. É um modelo completo que alia eficiência e conveniência.


Entre em contato com nosso time conheça a solução AYGA Pharma, que reúne todos estes benefícios em um único contrato de serviços, elevando o conceito de XaaS voltado para o segmento farmacêutico.


190 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page