Origem e conceitos
COMPUTAÇÃO UBÍQUA
"As tecnologias mais profundas e duradouras são aquelas que desaparecem. Elas dissipam-se nas coisas do dia a dia até tornarem-se indistinguíveis." - Mark Weiser
Mark Weiser foi o criador do conceito de Computação Ubíqua, na década de 80, onde o computador se integra a vida das pessoas de modo que elas não o percebam, mas o utilizem. Na época a tecnologia não permitia sua implementação.
A ORIGEM DO TERMO IoT
“…Se tivéssemos computadores que soubessem de tudo o que há para saber sobre coisas, usando dados que foram colhidos, sem qualquer interação humana, seríamos capazes de monitorar e mensurar tudo, reduzindo o desperdício, as perdas e o custo. Gostaríamos de saber quando as coisas precisarão de substituição, reparação ou atualização, e se elas estão na vanguarda ou se tornaram obsoletas.” - Kevin Ashton
Kevin Ashton, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), é considerado o primeiro especialista a usar o termo "Internet of the Things" em 1999.
Para que serve?
A IoT é amplamente considerada como uma das principais tendências que afetam as empresas hoje e no futuro. Todos estão procurando formas de modernizar sistemas, equipamentos e modelos de negócios para acompanhar a crescente velocidade e volatilidade do mercado e lidar com tecnologias disruptivas.
A IoT é um conjunto de tecnologias que traz melhorias significativas na eficiência, controle e rentabilidade dos ativos e negócios das empresas. A conectividade de ativos, produtos e sistemas proporcionada pela IoT, com custos reduzidos e alta capilaridade, cria constantemente novos mercados inovadores, impensáveis há alguns anos atrás.
A inteligência embarcada em equipamentos ou dispositivos, associada a ampla capacidade de comunicação de dados e reduzido consumo de energia, cria oportunidades de inovação nos mais diversos mercados. Diversas tecnologias embarcadas nos equipamentos podem ser combinadas para criar uma solução específica.
O que a IoT viabiliza?
As tecnologias IoT são blocos que se combinam como um mosaico e tornam possíveis uma série aplicações, tais como:
Localização de equipamentos outdoor e indoor
Medição de variáveis físicas (temperatura, pressão, movimento, aceleração, luz, etc.)
Telecuidado
Aquisição do estado de máquinas operatrizes
Localização e estado de veículos
Controle remoto de qualquer equipamento ou máquina
Supervisão de estado de ativos urbanos (água, energia, lixo)
Supervisão de infraestruturas (pontes, barragens, etc.)
Supervisão e controle de prédios (Energia, segurança, ar-condicionado)
Manutenção corretiva e preventiva
Quais os mercados a IoT está revolucionando?
Não há segmento da economia em que a IoT não possa contribuir. Ideias surgem por todo o mundo, usando a combinação de microeletrônica, das redes de comunicação e plataformas de software. Os setores que mais investem atualmente são:
Logística e transporte
Cadeia do frio de alimentos
Saúde
Telemedição de utilidades
Infraestrutura Cidades
Automação Residencial e Predial
Segurança
Agronegócio
Infraestrutura
A Ayga possui produtos e soluções adequados para cada aplicação de IoT. Converse com nosso time e descubra como o fazer uso desta tecnologia em seu processo de transformação digital.
Comments